SUPER BLOG DE Notícias

16 de Janeiro de 2017

Os efeitos do inadimplemento do IPVA e a possibilidade de apreensão do veículo É ilegal a apreensão do veículo do motorista que circula com o veículo estando inadimplente com o IPVA? 119

CONJUR.

No entanto, em que pese o Direito à propriedade ser consagrado no art. 5XXI da Constituição Federal, esta deverá atender a função social, que no caso dos veículos automotores, devem estar regularizados e obedecer aos critérios definidos em lei.

Por isso, a apreensão do veículo (medida administrativa) se dá pelo fato do vencimento do registro e licenciamento para dirigir, o que não se confunde exclusivamente com o mero inadimplemento do imposto. Você pode estar com o IPVA atrasado e o Estado não terá o direito de apreender o seu veículo, desde que não estejas fazendo uso irregular dele, ou seja, dirigindo por aí com a CRLV vencida.

Todavia, no momento que você passa a dirigi-lo em via pública, sem o devido Licenciamento, consequentemente, ensejará a apreensão do veículo para regularização, nos termos do art. 230V do Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 230. Conduzir o veículo:

V - que não esteja registrado e devidamente licenciado;

Infração - grave;

Penalidade - multa;

Medida administrativa - retenção do veículo para regularização;

A retenção é um meio direto de regularizar o veículo e/ou a situação do proprietário administrativamente, mas também é um meio indireto do estado pressionar o pagamento do Imposto, uma vez que o proprietário só terá sua situação regularizada após o efetivo pagamento.

Contudo, a lei não está acima da Constituição e pode ser discutida judicialmente acerca das sua proporcionalidade e razoabilidade, mas ninguém pode se recusar a cumpri-la.

Ao adquirir um veículo, adquirimos diversas responsabilidades, sendo uma das tantas, pagar anualmente o imposto e suas taxas anexas, o que onera bastante a maioria dos proprietários.

Portanto, cuidado com os vídeos que andam divulgando acerca da ilegalidade da apreensão do veículo, pois ele confunde o motorista inadimplemente que pensa que poderá sair por aí livremente sem correr o risco de ter o seu veículo apreendido.

GOSTOU DESTA NOTÍCIA? COMPARTILHE!

COMENTÁRIOS (0)

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

CAPTCHA