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02 de Outubro de 2017

INSS envia cartas para conceder aposentadoria por telefone

O Sul

INSS envia cartas para conceder aposentadoria por telefone

INSS envia cartas para conceder aposentadoria por telefone

Cerca de 5 mil segurados em todo o País já podem se aposentar por idade com apenas um telefonema, sem precisar se dirigir a uma agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), informou o presidente do órgão, Leonardo Gadelha.

Os segurados autorizados a obter o benefício por telefone, sem precisar sair de casa, foram comunicados por meio de cartas e, caso queiram aceitar a aposentadoria, deverão confirmar o interesse com uma ligação para a central 135, conforme previsto nas regras da concessão automática do benefício, publicadas no dia 28 de julho deste ano.

O INSS prevê oferecer essa possibilidade para todos segurados com informações cadastrais consideradas completamente corretas, inclusive para concessões de outros benefícios, como a aposentadoria por tempo de contribuição.

“Estamos validando esse modelo e, por isso, expedimos um número ainda pequeno de cartas”, justificou Gadelha, durante a cerimônia de inauguração de uma agência da Previdência Social em Biritiba Mirim, na Região Metropolitana de São Paulo. “No entanto, a ideia é entregar, dentro de pouco tempo, um sistema automático que permita ao cidadão se aposentar sem sequer ser necessária a sua ida até a agência”, reiterou. Por enquanto, só o benefício por idade é automático.

Agência digital

A agência inaugurada em Biritiba Mirim será a primeira a trabalhar apenas com documentos digitalizados, ou seja, sem manter arquivos em papel com os originais ou cópias de carteiras profissionais, carnês de recolhimento e outros documentos dos segurados. De acordo com o superintendente do INSS em São Paulo, José Carlos Oliveira, trata-se de uma unidade que já nasce digital. “O segurado não vai precisar trazer cópia de documentos”, ressalta.

O sistema de digitalização de processos também permitirá ao INSS instalar postos de atendimento em grandes empresas e sindicatos, possibilitando concessões de benefícios nesses próprios locais onde estão os trabalhadores ainda na ativa. Em São Paulo, por exemplo, bancos e montadoras de veículos deverão ser os primeiros a adotar o novo modelo.

Portal

Recentemente, o INSS lançou um novo portal, com conteúdos aperfeiçoados, visual reformulado, foco nos serviços ao cidadão e com destaque para a página “Meu INSS”, que disponibiliza uma série de serviços do Instituto, como agendar de atendimento, realizar consultas e obter extratos por meio de senha e login. O endereço é www.inss.gov.br.

O novo portal utiliza o padrão adotado pelo governo federal e atende aos princípios da transparência, usabilidade, acessibilidade e integração com portais de outras instituições. Pela primeira vez, o portal será gerenciado pela própria autarquia, que fará a atualização e inserção dos conteúdos técnicos. Além disso, o instituto passou a ficar responsável por alimentar o site com releases para imprensa e realizar divulgação de ações e informações que sejam de interesse dos segurados.

Na página da Secretaria de Previdência (www.previdencia.gov.br) continuarão sendo disponibilizados, pelas próximas semanas, conteúdos relativos aos serviços e benefícios do INSS até que o novo site receba todos os aperfeiçoamentos devidos. Já o e-mail para sugestões e melhorias é o acs@inss.gov.br.

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